Bordallo Cerveja artesanal

Se o conceito do Mar d’Estórias assenta na procura da qualidade e tradição do produto Português, então a aposta na cerveja artesanal é incontornável. A cerveja artesanal distingue-se da cerveja das grandes marcas, não apenas por manter os princípios artesanais, mas por primar pela qualidade e não adulteração do produto com aditivos.
Questionamos o nosso chefe de bar, Daniel Fonseca, sobre as razões que o levaram a incluir algumas marcas deste tipo de cerveja na lista de bebidas do Mar d’Estórias: “…se queremos fugir ao comercial, mas continuar a ser genuinamente portugueses acho importante termos uma selecção de cervejas artesanais”. Daniel explicou-nos que procurou cervejas artesanais de vários pontos do país para constarem na carta e que a escolha se prendeu, essencialmente, com o seu sabor e nos princípios artesanais utilizados na produção:

Maldita Pilsner | Aveiro – utiliza apenas ingredientes de cerveja (cevada, lúpulos, leveduras, água). É uma cerveja não filtrada, nem esterilizada e não há qualquer injeção de CO2, ou seja, o gás e a espuma provêm da fermentação na garrafa.

Bordallo Staut Preta | Caldas da Rainha – “a cerveja é produzida com ingredientes 100% naturais, não tem corantes nem conservantes, não é filtrada nem pasteurizada”1.

Alvoreada de Trigo | Beja – produzida a partir de métodos artesanais e ingredientes naturais, esta cerveja é enriquecida e apurada através do acompanhamento de todas as fases de produção.

Tuber de Batata Doce | Cervejeiros do Algarve (Silves) e Alentejo (Odemira) – Valorizando este produto algarvio, a cerveja é fermentada em baixa temperatura (estilo Dunkles Bock) para se tornar mais leve e fácil de consumir. Revela a preocupação dos produtores na sustentabilidade ambiental e na aposta de ingredientes locais, como a batata doce.

Marafada (India Pale Ale) | Algoz – É uma cerveja que tenta aproximar-se o mais possível da cerveja de há 6000 anos. Tem um paladar único com ingredientes algarvios, com malte produzido na Quinta dos Avós e ervas aromáticas de Alcalar.

De norte a sul tentamos trazer-lhe a nossa escolha na variedade e qualidade da cerveja artesanal feita em Portugal. Gosta das nossas sugestões ou tem mais alguma cerveja artesanal que gostaria de ver na nossa carta?

 

1 citação dos produtores da cerveja Bordallo – Companhia Cervejeira Caldense