Bifana — este petisco típico português apreciado há gerações, ganhou uma nova casa em Lagos! Esta sandes simples, mas deliciosa consiste em colocar fatias finas de carne de porco no pão e muitas vezes é acompanhada por mostarda ou molho picante. As bifanas são uma parte integrante da cultura e alma portuguesa e como tal, o Mar d’Estórias tem como missão enaltecer o que de melhor se faz no nosso país. Já há muito que este espaço tinha este pitéu na ementa, e por ser um sucesso tão grande, resolvemos trazê-la para mais perto de todos e colocá-la à janela. Agora, os passeios pelo centro histórico de Lagos ganharam um novo aroma e só fica indiferente, quem por lá não passa. A “Bifana à Janela” do Mar d’Estórias fica na Rua Lanzarote de Freitas, n.º 6, em Lagos e começa a ser servida ao meio-dia.
Qual a origem da Bifana?
Não é conhecida a verdadeira origem da famosa receita de sandes de porco portuguesa, mas uma pequena cidade do Alentejo, alega ser a pioneira a servir a Bifana. De facto, em Vendas Novas, existem vários restaurantes e cafés onde esta sandes é servida e normalmente acompanhada por uma sopa para satisfazer os mais glutões. A Bifana é um prato servido a qualquer hora do dia, mas é à noite, depois de algumas cervejas, que esta sandes sabe ainda melhor. Em qualquer cidade de Portugal existe aquele café, tasca ou rulote, que serve esta iguaria até de madrugada e são nesses locais que a noite termina para os foliões. É, sem dúvida, o petisco mais popular do país e, embora seja uma receita simples, cada restaurante tem o seu ingrediente secreto.
O que faz uma sandes de porco, ser uma boa Bifana?
Primeiramente, uma boa Bifana tem de ser servida em pão fresco. Pode ser em pão caseiro, mas há quem prefira comer em papo-seco e deve ser ligeiramente aquecido na hora de servir. A carne do lombo do porco é cortada em fatias finas e deve permanecer durante 1 hora numa marinada com alhos esmagados, sal, folhas de louro, cerveja e pimentão. Entretanto, num tacho são colocados os mesmos ingredientes, adicionando vinho e molho picante a gosto. Quando o molho começa a levantar a fervura, são adicionadas as tiras de carne e envolvidas no molho, onde permanecem em lume brando durante 45 minutos. Os clientes, após receberem a Bifana, podem ainda adicionar molho picante e mostarda. São os detalhes que fazem uma sandes de porco ser uma boa bifana!
Os sabores de Portugal à janela do Mar d’Estórias
As Bifanas no Mar d’Estórias já fazem parte do nosso menu, mas a boa notícia é que agora criámos um espaço no rés do chão, com ligação direta à rua, onde pode passar e levar a sua Bifana ou comê-la ali mesmo na rua, acompanhada por uma cerveja artesanal. A “Bifana à Janela” começa a ser servida ao meio-dia, de segunda a sábado, mesmo ao lado do Centro Cultural de Lagos.
Também no rés do chão deste edifício centenário no coração de Lagos, é onde encontra o nosso espaço de mercearia e garrafeira, num espaço mais acolhedor e próximo, a fazer lembrar as antigas mercearias de bairro. Aqui, encontrará um pouco de tudo, desde conservas de peixe, azeite, licores, chocolates e até alguns produtos que só encontra nas ilhas, como o sumo de maracujá Brisa, da Madeira.
No Mar d’Estórias, a nostalgia é o ingrediente chave na sua receita e olhar o futuro com novos projetos, como o “Bifana à Janela”, é o que nos motiva. Entre neste Mar d’Estórias e prove uma das nossas Bifanas.