O verão já vai longo, mas o Algarve sabe prolongar os dias quentes até meados de outubro. Ainda há muitos dias de sol, areia, sal e fins de semana longos à beira-mar. E se há algo de bom no verão, é a sensação de que o tempo se estica e podemos apreciar as coisas num ritmo diferente. Na próxima vez que visitar uma praia, questione-se sobre a sua história ou sobre o seu nome e descubra que tudo tem algo para contar.

No Mar d’Estórias, somos fascinados pelas estórias, por isso reunimos algumas curiosidades sobre as praias do barlavento algarvio.

 

Praia da Batata – Lagos

Será a praia com o nome mais peculiar de sempre? Talvez, e é uma das mais acessíveis de Lagos, a poucos passos do centro histórico e do Mar d’Estórias. Esta praia é ideal para quem gosta de fazer uma pausa nos mergulhos e almoçar no nosso terraço do Mar d’Estórias, petiscos ou pratos repletos de Portugalidade.

Quanto ao nome curioso da praia, há várias teorias: um barco teria naufragado ali, espalhando batatas pelo areal; ou barcos descarregavam produtos agrícolas e algumas batatas davam à costa. Houve tentativas de mudar o nome para “praia Formosa”, mas o nome “praia da Batata” prevaleceu até hoje.

 

Praia Dona Ana – Lagos

Em 2013, esta praia foi distinguida como a Melhor Praia do Mundo pela Condé Nast Traveller e, em 2024, recebeu mais um troféu do Beach Atlas, ficando na 23.ª posição das melhores praias do mundo para o verão de 2024. Estas distinções não foram por acaso: o tom azul-turquesa em contraste com as falésias cativa qualquer visitante.

Além da beleza, a praia esconde uma história curiosa e repleta de resiliência, que deu origem ao seu nome. Uma freira fugiu do convento durante as atrocidades da Primeira Guerra Mundial por túneis ligados a esta praia, e assim a praia recebeu o nome da freira Dona Ana.

 

Meia Praia – Lagos

A Meia Praia deu muito que falar, inspirando documentários, canções e, principalmente, formando uma comunidade! Oriundas de Monte Gordo, estas pessoas rumaram a Lagos nos anos 50, na esperança de encontrar melhores condições de vida e trabalho. Foram apelidadas de Índios da Meia Praia devido às suas casas de colmo. Após o 25 de abril de 1974, a própria comunidade construiu casas de alvenaria. Enquanto os homens estavam no mar, eram as mulheres que trabalhavam nas obras do bairro. O carisma e a resiliência desta comunidade chamaram a atenção do realizador António da Cunha Telles, que documentou a construção das casas. Zeca Afonso também não ficou indiferente e imortalizou a comunidade numa das suas canções mais famosas.

A maior praia de Lagos continua a ser um local de estórias e de visitas dos banhistas.

 

Praia da Rocha – Portimão

Sabia que a Praia da Rocha era antes designada por Praia de Santa Catharina e que os primeiros banhistas a descobrir os encantos desta praia chegaram no final do século XIX? Depois, a estória desenrolou-se e começaram as construções: primeiro o casino, que só se tornou legal em 1927, e depois o Hotel Viola em 1910 (posteriormente demolido por não ser suficiente para a procura). A 1 de maio de 1932, ergueu-se o Grande Hotel da Praia da Rocha, com 80 quartos, e finalmente o Hotel Bela Vista em 1936. Este foi o início de uma nova era para o Algarve, transformando-o num destino de renome internacional.

 

Praia do Vau – Portimão

Nesta praia ocorreu uma batalha, no mínimo, peculiar, entre civis portimonenses e marinheiros da Armada Britânica. Este episódio foi descrito pelo 7.º presidente da República Portuguesa, Manuel Teixeira Gomes, nas “Cartas a João de Barros”. Ele conta que os marinheiros decidiram explorar a costa por terra e meter a mão na fruta alheia, sendo recebidos com fundas e seixos enormes vindos especialmente do ribeiro do Farelo.

Mais recentemente, um presidente da República ajudou a colocar a Praia do Vau no mapa. Mário Soares tinha ali perto a sua casa de férias e, todos os verões, os portimonenses podiam vê-lo, com a sua mulher, Maria Barroso, a passear à beira-mar.

Para aqueles que ficaram curiosos sobre o nome da praia, “vau” refere-se a um local de passagem de água de profundidade reduzida, onde é possível passar a pé. Aqui desagua um pequeno riacho que é mais visível no inverno.

 

Praia da Marinha – Lagoa

Se está ligado às redes sociais, com certeza já reparou num destino viral onde uma rocha forma um coração. Esse lugar fica no Algarve, mais precisamente em Lagoa, na Praia da Marinha. No topo das rochas, há um ponto específico onde, no ângulo certo, milhares de pessoas tiram fotografias para as suas redes sociais com a forma de um coração. Esta praia mágica tem sido considerada, há vários anos, uma das 10 melhores da Europa e está entre as 100 mais belas do mundo.

 

Explore as nossas praias com os melhores produtos portugueses. No Mar d’Estórias, proteja-se do sol com os óculos artesanais da marca Brools. Não deixe que a areia seja um inconveniente no seu dia de praia com as toalhas de 100% algodão da marca Futah. Leve tudo o que precisa nas tradicionais cestas de vime disponíveis na nossa loja, em vários tamanhos.