No dia de Todos os Santos, o Mar d’Estórias foi mergulhar na tradição Algarvia de fazer estrelas de figo e amêndoa que são confeccionadas nesta altura (01 de Novembro) e por muita gente chamadas de “Estrelas dos Santos”. Em algumas zonas de Portugal, no dia de Todos os-Santos, as crianças saiam à rua e juntavam-se em pequenos grupos para pedir o Pão-por-Deus de porta em porta. Estas ao pedirem o Pão-por-Deus recitavam versos e recebiam como oferenda, entre outras coisas, as estrelas de figo que colocavam dentro dos seus sacos de pano. Era também costume em algumas regiões chamar-se, a este dia, o “Dia dos Bolinhos” .
Estas estrelas de figo não são mais do que figos secos e amêndoas torrados no forno, ideais para acompanhar um bom cálice de medronho algarvio. É com gosto que o Mar d’Estórias foi perceber que apesar de serem compostas por apenas 2 ingredientes, a mão-de-obra e o trabalho na confecção destas estrelas só podem ser equiparadas ao amor que as pessoas têm por manter a tradição de continuarem a oferecê-las aos amigos e familiares.
Pode não ter tempo para fazer as suas estrelas de figo, mas pode sempre manter a tradição e vir ao Mar d’Estórias comprá-las.