O Mar d’Estórias é um lugar amplo, capaz de acolher uma infinidade de objetos portugueses. Contudo, se esses objetos fossem substituídos por pessoas, teríamos de nos mudar para um arranha-céus! A sensação de grandiosidade é constante sempre que um novo produto chega às nossas prateleiras. São pessoas repletas de criatividade no coração e com a sensibilidade à flor da pele que estão por trás da criação destes produtos.

Neste espaço multidisciplinar de Lagos, reunimos tantas estórias que seria impossível encaixá-las apenas num livro. No entanto, sentimos a responsabilidade de partilhar algumas delas. Uma estória de cada vez! Hoje queremos contar a estória daqueles que tornam Portugal, e em particular a nossa região, tão incrível e que encontram aqui a sua fonte de inspiração.

Começamos com alguém que nutre um amor profundo pelo mar, aquele elemento que une todos os algarvios. Conheçam a Daniela da Silva Ferreira, uma artista plástica, investigadora e professora de arte e design. A sua missão é explorar e catalogar a incrível biodiversidade da costa atlântica portuguesa. Além disso, presta homenagem às tradições piscatórias da região, eternizando o padrão das escamas de peixes em papel e tela. A Daniela utiliza uma técnica ancestral japonesa de impressão, que envolve tinta de lulas ou chocos.

A criatividade da artista não se detém por aqui! Uma coleção de colares, pulseiras e brincos, decorados com pedras de amazonite, compõe o segundo projeto da artista sob o nome Luzalba. Ambos disponíveis no Mar d’Estórias.

Do mar, rapidamente pedalamos até terra e seguimos ao sabor do vento e das estórias contadas através das fotografias capturadas pelo grupo de amigos “The Understands”. São apaixonados por BTT, pelo Algarve e pela fotografia. Recentemente, reuniram todas as imagens únicas capturadas ao longo de 12 anos no livro BTMMTT (Bicicleta Todo, Mas Mesmo Todo, o Terreno). João Mariano, Joel Marques, Pedro Lessa Barradas e Sebastian Sennenwald, percorreram lugares na serra onde poucos ousariam passar e agora partilham a beleza dos locais escondidos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com todos os amantes do Algarve, através deste livro presente na livraria do Mar d’Estórias.

O Daniel Fonseca também faz parte do leque de pessoas que tornam o Algarve ainda mais incrível. Cria água na boca a todos com quem ele se cruzam, misturando como ninguém as bebidas carregadas de Portugalidade no Terraço Bar do Mar d’Estórias. Nas horas livres, perde-se pelas encostas algarvias para capturar momentos através da sua fotografia.

Já conquistou diversos prémios na área da fotografia e colaborou com o jornal Correio de Lagos. Com uma visão única, consegue retratar as paisagens, os costumes e as pessoas do Algarve de forma genuína e envolvente. A inspiração advém da profissão do pai — pescador. Na loja do Mar d’Estórias, temos o privilégio de ter a sua arte em postais e impressões em papel fotográfico. O Daniel adiciona um toque de autenticidade que ressoa com a alma do Algarve e é um exemplo do incrível talento que esta região produz.

Ao percorrermos as prateleiras do Mar d’Estórias, mal podemos adivinhar a quantidade de estórias de pessoas incríveis que nelas se escondem. São como tesouros que frequentemente escapam à nossa atenção, contribuindo para tornar o Algarve e Portugal num lugar verdadeiramente fascinante.