De norte a sul de Portugal, amigos e familiares reúnem-se, brindando à tradição de festejar o Natal, e como nem sempre é fácil encontrar o lugar ideal, nós facilitamos a procura!

O Mar d’Estórias preparou uma ceia inesquecível, onde evoca, como habitual, os sabores e costumes da terra.

Os portugueses mantêm uma estreita amizade com o mar, que apenas eles compreendem. Amam-no e respeitam-no como poucos, pois sempre que a faina começa batem no peito e rezam para regressar. Apesar de existirem dias em que o mar não é de ninguém, é sempre nosso: é sustento, é alívio e é a única vida que qualquer pescador conhece.

Os sabores que acompanham os portugueses são simples, mas todos trazem uma porção de sal e de aventura, é esse o verdadeiro segredo. Falar da culinária portuguesa é falar de pratos descomplicados, que realçam os verdadeiros sabores.

O polvo não é exceção, esse cefalópode de oito tentáculos que se esconde entre as rochas enquanto desova durante o verão, é um elemento bem conhecido nas páginas dos livros de receitas. Diz-se que o polvo do sul de Portugal possui características especiais por se alimentar de pequenos mariscos e peixes, tornando-se, por isso, tão requisitado no outro lado do mundo, no Japão. Antigamente, eram capturados com ânforas de barro. Atualmente, utilizam-se armadilhas de rede e ferro, com uma abertura para o polvo e uma pequena bolsa para o isco, feito de cavalas ou sardinhas.

O polvo é o anfitrião em diversos pratos portugueses e há quem afirme que o segredo para obter uma carne mais tenra é deixá-lo no congelador por vários dias, quanto mais tempo, melhor! Em dezembro, o polvo será o rei nas mesas dos jantares de Natal no Mar d’Estórias. Os nossos Chefs vão apresentar um menu dedicado à tradição, com um toque de requinte.

Um dos pratos do nosso menu de Natal será o Polvo no Forno com Batata-Doce. Os Chefs, Rafael Pacheco e Maria João Ceita, estão ansiosos por surpreendê-lo com sabores deliciosos, e, por essa razão, partilham convosco a sua receita:

Ingredientes (1 dose):

  • 10g de alecrim
  • 10g de tomilho
  • 140g de cebola
  • 200g de tomate maduro
  • 2g de alho
  • 250g de polvo
  • 40g de azeite
  • 120g de batata-doce
  • 3g de sal
  • 1g de pimenta
  • 120g de pimentos

 

Passo a passo:

  1. Pré-aqueça o forno a 200 °C.
  2. Num tabuleiro, faça uma cama de legumes utilizando a cebola, o alho e os pimentos. Envolva o polvo no tomilho, no alecrim, no azeite e no tomate.
  3. Cubra o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno por 1.30h.
  4. Noutro tabuleiro, coloque a batata-doce com casca, tempere com sal grosso, cubra com papel de alumínio e asse no forno por 45 minutos.
  5. Após retirar a batata-doce do forno, descasque e corte em pedaços.
  6. Quando o polvo estiver pronto, sirva-o sobre a cama de legumes, acompanhado com a batata-doce.

 

Dica dos Chefs:

Para uma apresentação festiva, decore o prato com raminhos de alecrim fresco e um fio de azeite extra virgem. A simplicidade deste prato é a sua maior virtude. Deixe os sabores naturais dos ingredientes brilharem, e terá uma refeição de Natal inesquecível.

 

Transforme o jantar de Natal da sua empresa numa experiência significativa num ambiente acolhedor, onde a essência portuguesa é notável. Solicite o menu completo e obtenha informações adicionais através do e-mail cafe.bistro@mardestorias.com ou contacte-nos pelo número +351 282 792 165.