O reencontro com os sabores tradicionais do Algarve faz-se com a versatilidade das papas de milho. Se antigamente o xerém estava intrinsecamente associado ao contexto social e económico dos portugueses e da classe trabalhadora, hoje continua a ser um prato emblemático da cozinha familiar Algarvia. Desde as papas solteiras (ou seja, sem nada para acompanhar), passando pelas papas de caldo de peixe, com torresmos ou com conquilhas (condelipas, como são conhecidas em Lagos), as combinações de sabores são inúmeras: “papas faz-se com tudo o que se quiser.”1
Noutros tempos, os pratos com farinha de milho eram impostos pela necessidade, mas agora, este produto continua a despertar o interesse e a criatividade de chefs de cozinha pelo seu carácter versátil.
Este e outros produtos tradicionais Algarvios são contados no completo e delicioso livro Algarve Mediterrânico, disponível no Mar d’ Estórias.

 

1 Algarve Mediterrânico, Tradição, Produtos e Cozinhas – VALAGÃO, Maria, CÉLIO, Vasco e GOMES, Bertílio (2015), Lisboa, Tinta da China.