No dia 15 de maio, a Portugal Jewels apresentou a sua mais recente coleção — “Amália e as Flores”, desenvolvida em colaboração com a Fundação Amália Rodrigues. O evento de lançamento teve lugar num local onde a alma da fadista estará para sempre presente em cada canto e em cada objeto. Foi na Casa-Museu Amália Rodrigues que esta homenagem aconteceu e foi exclusivamente apresentada a parceiros como o nosso Mar d’Estórias.
Este evento ofereceu uma viagem através das memórias e da essência da vida da cantora. Os parceiros convidados foram guiados através dos espaços onde Amália Rodrigues viveu com o seu marido César Seabra, enquanto eram partilhadas curiosidades sobre a vida e obra da fadista.
Amália Rodrigues, registada na certidão de nascimento como nascida a 23 de julho de 1920, adotou o dia 1 de julho para celebrar o seu aniversário, dada a incerteza sobre a data exata do seu nascimento. A mãe e a avó de Amália afirmavam que ela tinha nascido “no tempo das cerejas”, o que explica a presença abundante dessas frutas por toda a casa.
Amália era conhecida pela sua hospitalidade e pela paixão por flores, o que se reflete na decoração da Casa-Museu atualmente. Este foi o mote da Portugal Jewels para a coleção; as flores e em especial as flores de cerejeira que agora ficam eternizadas nos brincos e pulseiras em prata dourada.
Foi desde 1955, que uma família de Gondomar, deu início a uma tradição na arte da joalharia. Agora, na terceira geração, Joana e Alexandre deram vida à marca Portugal Jewels, onde exploram a beleza do design tradicional e transformam peças com um toque contemporâneo. Cada joia não só conta estórias, como também captura a verdadeira essência de Portugal.
No emocionante cruzamento entre história e cultura, a coleção de joias inspiradas em Amália Rodrigues, a icónica fadista portuguesa, emerge como uma expressão única deste compromisso. Esta coleção não é apenas uma homenagem à grande artista, mas também uma celebração da identidade cultural de Portugal.
No dia 22 de maio, será o lançamento oficial da coleção “Amália e as Flores” e estará presente no seu Mar d’Estórias. Convidamo-lo a descobrir não apenas peças de joalharia portuguesa, mas também a visão única e a grandiosidade que ecoa a filosofia de Amália – onde todos, até mesmo os na última fila, merecem deslumbrar-se.