O dia daquela que nos criou e embalou nos seus braços está a chegar, e poderíamos até dizer que o Dia da Mãe é todos os dias. No entanto, existe um dia específico do ano para celebrar todas as mães do mundo. É um evento global, mas as datas variam de país para país.

Em Portugal, é celebrado no primeiro domingo do mês de maio, mas nem sempre foi assim. Em 1950, a Mocidade Portuguesa Feminina instituiu o dia 8 de dezembro como o Dia da Mãe, coincidindo com o dia da Imaculada Conceição. No entanto, a igreja em Portugal solicitou uma alteração nesta data. Desejava que a Nossa Senhora, Padroeira de Portugal, tivesse um dia exclusivo, sem estar associada ao comércio em torno deste dia, em que é costume oferecer uma lembrança às mães.

O Dia da Mãe passou a ser celebrado no último domingo de maio, mas a igreja voltou a solicitar mais uma alteração de data para evitar conflitos com as celebrações de Pentecostes ou da Ascensão. Fixou-se, então, no primeiro domingo de maio, por não coincidir com nenhuma festa importante na religião cristã, e assim tem permanecido até hoje.

A data do Dia da Mãe varia em todo o mundo. No Brasil, na Alemanha, na Áustria, na Austrália e nos Estados Unidos da América, é celebrada no segundo domingo de maio. Na França, na Suécia e em Marrocos, o momento de celebrar este dia é o último domingo de maio. Já no Reino Unido e na Irlanda, a comemoração ocorre três domingos antes da Páscoa.

 

Origem da palavra Mãe

Curiosamente, a palavra “mãe” em várias línguas começa com a letra “M” e tem uma sonoridade muito semelhante. Acredita-se que isso se deve ao facto de as línguas da Europa e da Ásia pertencerem à família indo-europeia. A palavra *méh₂tēr foi a origem da palavra “mãe” nessa língua antiga, dando origem a “mother” em inglês, “mâdar” em persa, “mitéra” em grego, “máthair” em irlandês e, claro, à pequena palavra portuguesa de apenas três letras, “mãe”.

 

Sugestões de presentes para o Dia da Mãe

No Mar d’Estórias, como amantes da língua portuguesa, das tradições e das celebrações, deixamos algumas sugestões de presentes para oferecer à sua mãe já no próximo dia 5 de maio.

Joalharia por Pilar do Rio: Estas peças, cheias de frescura, evocam o verão, cores vibrantes e feminilidade. A autora destas criações é natural de Lagos, onde as peças também são desenhadas.

Calçado Fly London: Há 30 anos, que esta marca portuguesa encanta com as suas coleções arrojadas, mantendo sempre técnicas de produção tradicionais. A nova coleção de sandálias de verão já está disponível no espaço do Mar d’Estórias e promete ser o presente ideal para todas as mães.

Leme – Perfumes com História: Esta marca perfuma Portugal com aromas dos quatro cantos do mundo e recentemente lançou uma novidade: além das fragrâncias, agora pode hidratar as mãos com os novos cremes.

Licor 35 – Pastel de Nata: Este é o licor perfeito para celebrar a Portugalidade com a sua mãe. Com o característico sabor do Pastel de Nata, é cremoso e excelente para brindar neste Dia da Mãe. O presente ideal para as mães mais gulosas.

Encontre estas e outras sugestões para um dos dias mais especiais do ano, no Mar d’Estórias, na Rua Silva Lopes, Nº 30, 8600-623 Lagos, Portugal