Em tempos idos, até na lavagem de roupa existia arte e dedicação. As mãos das lavadeiras esfregavam com afinco os tecidos contra as lajes inclinadas para deixarem as roupas das suas freguesas imaculadas. (mais…)
A colheita das azeitonas no Algarve começa após os primeiros aguaceiros de Outono. No Sul de Portugal, a azeitona da espécie maçanilha é a mais utilizada para “britar” por se encontrar já grande, carnuda e quase madura, no final de Setembro, princípios de Outubro. Colhida ainda com cor verde,...
O ditado antigo do Norte de Portugal, mote deste artigo, consagra o linho como símbolo de riqueza familiar, uma herança transmitida de pais para filhos. (mais…)
O Outono marca o início da vindima em Portugal, altura perfeita para descobrirmos um pouco mais sobre como produzir o vinho – este “néctar dos deuses”. (mais…)
A doçaria Algarvia deve muito à herança árabe e à influência da doçaria conventual (séc. XVIII), adaptada ao que existia localmente. Falamos essencialmente de doces à base do figo e da amêndoa. Deste conjunto de ingredientes e saberes “resultou um património de doces e bolos algarvios cuja diversidade e...
Apesar de vivermos à beira-mar, a região Algarvia é rica em costumes relacionados com a terra e a agricultura. Estamos na época da apanha do amendoim e o Mar d’Estórias debruçou-se sobre todo o processo associado ao cultivo da dita alcagoita, como é por aqui denominada. (mais…)